quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exposição CEM NOMES no Paço Municipal de 18 de maio a 20 de julho


Exposição . CEM NOMES . de Luciano Salles com curadoria de Mememento 832 está no Saguão do Paço Municipal “Edifício Sesquicentenário” de 18 de maio a 20 de julho
                              
O artista e quadrinista Luciano Salles - o PIRICA - assina a série de gravuras do projeto CEM NOMES. Os 16 desenhos originais, em nanquim sobre papel, foram criados para o SKETCHBOOK PROJECT 2012 e integram o acervo da BROOKLYN ART LIBRARY de Nova Iorque, que circula por 14 cidades dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália. CEM NOMES ainda promove a reflexão sobre o papel do desenho no cenário contemporâneo, e discute como a tradicional prática milenar se relaciona com as novas mídias, o aparato tecnológico e os atuais temas da arte. Este projeto foi selecionado pelo 8º Chamamento Público para Projetos Expositivos de Artes Visuais- 2011/2012 - Programa Arte para Todos.
produção e curadoria . MEMENTO 832
ravuras . LUCIANO SALLES
imagens . LEILA PENTEADO
video . GUILHERME BONINI


Bate-papo e oficina com Luciano Salles
07 e 21 de junho – das 9h30 às 11h30 ou das 14h30 às 16h30
Bate papo com o artista Luciano Salles (Pirica) sobre o projeto CEM NOMES, o grupo Memento 832 e a influência das histórias em quadrinhos no seu trabalho. Para estimular a percepção dos participantes a proposta da atividade será o 'desenho cego' como exercício de atenção ao mundo visível sem o objetivo de chegar em um produto final.
Número de vagas:20 a 25 pessoas
Publico estimado: alunos de escolas públicas ou privadas, a partir de 14 anos.
Endereço: Rua Episcopal, 1.575
Visitação: de segunda a sexta das 8h às 18h
Entrada gratuita



Quem é o artista Luciano Salles?
Conhecido como PIRICA, vive em Araraquara e desenha desde os três anos de idade. Teve a infância marcada por tombos de skate, capotagens de bicicleta e histórias em quadrinhos. Formou-se em Engenharia Civil com Especialização em Segurança do Trabalho. Durante 10 anos foi vocalista da ultra pesada banda paulista Macabra. Como letrista e compositor expressou uma visão de mundo otimista e espiritualizada, ao mesmo tempo que angustiada e sarcástica. Fez capas de disco, desenhos de tatuagens para os amigos, cartazes, filipetas, adesivos, camisetas e fanzines. Trabalhou como engenheiro e bancário. Em 2009, fundou a MEMENTO 832 ao lado das irmãs Leila e Lilian Penteado .É quadrinista e ilustrador. Escreve e ocasionalmente incomoda os vizinhos com um trompete ou dissonantes riffs de guitarra.
Quem é o curador Memento 832?
Memento 832 é um grupo de Araraquara, interior de São Paulo, formado pelo desenhista e ilustrador Luciano Salles [Pirica], pela fotógrafa e publicitária Leila Penteado e por Lilian Penteado, arquiteta e bailarina. Produzem trabalhos desde 2003, e se firmaram como Memento 832 depois da criação do fanzine, de mesmo nome, em 2009.
Há três anos, com o projeto NIMO, o grupo cria ilustrações impressas em adesivo vinil de grande formato, o que rendeu parcerias interessantes com instituições como o SESC, SESI e prefeituras, além de contratos particulares.  Luciano Salles, da Memento 832, faz ilustrações principalmente para os projetos do grupo e para o mercado editorial. Ainda esse ano, será lançado seu primeiro trabalho como desenhista de HQ, com roteiro de Alexandre Callari.
A Memento 832 propõe que seus trabalhos sejam uma combinação de linguagens e mídias, buscando sempre a interatividade do objeto de arte com o público.

Abertura da exposição “É nóis na fita: provérbios africanos” esta sexta no Centro Afro


A instalação “É nóis na fita: provérbios africanos” de Alexandre Araújo Bispo estará em exposição de 01 de junho a 28 de julho no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”.
O objetivo da exposição é trazer ao público um pouco do conhecimento e visão de mundo contidos em provérbios africanos e afro-brasileiros.  Nesse sentido pretende ser um produto cultural que possa auxiliar na produção de uma sociedade mais justa e igualitária, que reconheça as diferenças e promova a igualdade.
É também uma homenagem a Mãe Stella de Oxóssi (1925-), importante ialorixá baiana que reuniu alguns desses sábios provérbios em livro publicado em 2007. A exposição é inspirada, portanto em OWÉ/Provérbios, livro capaz de dizer muito sobre a sabedoria ancestral africana, da qual Stella é herdeira, depositária e difusora.
É nóis na fita vem, portanto, de encontro com datas comemorativas que reconhecem a importância do segmento negro na construção da vida, da história e dos valores nacionais. Ao chamar atenção para os provérbios reunidos por Mãe Stella, a exposição lembra ainda a importância da oralidade nas comunidades de terreiros de candomblé, cujo aprendizado de cantigas, orações e fazeres passam pela fala.
Endereço: Rua Dona Alexandrina, 844 (esq. com R. 13 de maio)
Visitas: de segunda a sexta das 14h às 21h
Entrada gratuita


Para abertura da exposição haverá também a Mesa redonda: “Urbanidade e Religiosidade Afro-Brasileira” no dia 01 de junho de 2012 (sexta-feira) das 19h às 21h.
O objetivo desta mesa redonda de abertura é a reflexão acerca das relações existentes entre o cotidiano na cidade e os lugares nela destinados ao culto de orixás e entidades essenciais à manutenção da religiosidade afro-brasileira.
Esta mesa redonda visa discutir como esta religiosidade é adaptada ao meio urbano e como coexiste com outras religiões e com a constante negação de sua legitimidade na metrópole sofrendo, constantemente, diversos tipos de ataques por parte de adeptos de outras religiões como, por exemplo, ter as oferendas destruídas.
A partir do ponto de vista de um babalorixá (Gilberto de Exú), de um pesquisador de estudos de estética (Emerson César do Nascimento – IA/UNICAMP) e do antropólogo e conceituador da proposta “É nóis  na fita” (Alexandre Araujo Bispo, Mestrando em Antropologia Social pela USP), a cidade, as práticas religiosas afrodescendentes e suas atualizações e adaptações e a tradição oral presente nas manifestações religiosas afro-brasileiras e na cultura HIP HOP serão discutidas com a mediação do chefe da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (José Ricardo Marques)
Duração: 2h30.
Público alvo: pesquisadores a partir de 16 anos e interessados em geral.



quarta-feira, 9 de maio de 2012

‘Chega de saudade’ é o filme desta semana no Cine + Sentidos


O Cine + Sentidos exibe amanhã nova sessão de cinema adaptada com audiodescrição, às 15h, no Cine São Carlos. O filme desta semana é Chega de Saudade, uma história que mescla drama e comédia em clima de muita música e dança, trazendo no elenco nomes como Cássia Kiss, Betty Faria e Stepan Nercessian.

Este projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, e do Espaço Braille, com o apoio do Cine São Carlos, e traz sessões gratuitas de cinema a pessoas com deficiência visual, seus acompanhantes e demais interessados. Segundo o Coordenador de Artes e Cultura, Almir Martins, este é um projeto inédito no interior de São Paulo.

O Cine+Sentidos faz parte do Cinema Para Todos, programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal que realiza e promove vários cineclubes na cidade, dentre eles o AFROCINE que discute questões como racismo, discriminação e diversidade por meio de filmes brasileiros e internacionais com exibições no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”.


Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Artes e Cultura pelo telefone 3373 2708 ou pelo e-mail: cultura@saocarlos.sp.gov.br

Serviço: Cine + Sentidos
Filme: Chega de Saudade
Local: Cine São Carlos
Horário: 15h
Data: 10/05 (quinzenalmente)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Projeto Janelas para Arte estará no Poupa Tempo no Mês das Mães


Exposição "Mostra Especial Mamães" permanecerá de 07 de março a 29 de abril

       O projeto Janelas para Arte, realizado desde 2004 pela Coordenadoria de Artes e Cultura, o qual expõe obras reproduzidas em banners, no sentido de assegurar a integridade e permitir a circulação em outros espaços públicos expositivos estará na sede do Poupa Tempo em São Carlos no Mês das Mães com a exposição "Mostra Especial Mamães".
Esta exposição tem curadoria de Livia Martucci com fotografias de Marina Maldonado, Juliana Florindo e Foto e Memória. Traz imagens que retratam o universo da mulher relacionado à maternidade e seu processo de gestação, com o objetivo de enaltecer a feminilidade enquanto elemento forte da cultura e identidade materna por sua ligação com o corpo e com a natureza.
Segundo Livia Martucci, chefe da Divisão de Artes Visuais: “Esta parceria vem ao encontro dos objetivos do projeto, desde a sua criação até hoje: é a arte na cidade, exposta sem barreiras à população, por isso não deixem de visitar e apreciar o trabalho de nossas fotógrafas retratando algumas mamães.”


FOTO E MEMÓRIA
Formado pelas fotógrafas Alessandra Zeffa e Ana Paula Neves e nasceu no ano de 2010 na cidade de São Carlos.  A equipe tem como base um tripé: AMOR pela arte, COMPROMISSO com o sentimento e a história que envolve cada ocasião e o resultado de um trabalho com TECNOLOGIA.


Marina Maldonado
Natural de São Carlos e se apaixonou pela fotografia ainda na infância. Manteve-a como hobby até a conclusão do curso de Direito na Universidade Mackenzie, quando voltou à paixão pueril. Foi aluna de Enio Leite (Escola Focus) em São Paulo – ainda na época do 35mm e laboratórios P&B –, e continua participando de workshops na área de fotografia e imagens. Atualmente trabalha com a temática do universo materno-familiar, em ensaios de gestante, recém-nascidos, bebês e família, além de acompanhar o que pensa ser o momento mais marcante da vida: o nascimento de um bebê.


Juliana Florindo
Fotógrafa com especialização em foto-jornalismo, trabalhou por 6 anos em 2 das maternidades mais conceituadas da cidade de São Paulo, registrando o nascimento de muitos bebês. Agora em São Carlos, a fotógrafa tem um projeto super especial para as famílias poderem relembrar com bom gosto e naturalidade momentos como: a fase final da gestação, o trabalho de parto, o parto, as visitas, a chegada em casa e a recepção da família, o crescimento, o batizado, o aniversário, o passeio no parque, enfim tudo que puder ser retratado, e recordado de maneira tão especial como foi vivido!

SERVIÇO:
Janelas para Arte no Poupa Tempo São Carlos
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 51 – Vila Pelicano – São Carlos – SP
Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e sábado, das 9 às 13 horas