quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exposição CEM NOMES no Paço Municipal de 18 de maio a 20 de julho


Exposição . CEM NOMES . de Luciano Salles com curadoria de Mememento 832 está no Saguão do Paço Municipal “Edifício Sesquicentenário” de 18 de maio a 20 de julho
                              
O artista e quadrinista Luciano Salles - o PIRICA - assina a série de gravuras do projeto CEM NOMES. Os 16 desenhos originais, em nanquim sobre papel, foram criados para o SKETCHBOOK PROJECT 2012 e integram o acervo da BROOKLYN ART LIBRARY de Nova Iorque, que circula por 14 cidades dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália. CEM NOMES ainda promove a reflexão sobre o papel do desenho no cenário contemporâneo, e discute como a tradicional prática milenar se relaciona com as novas mídias, o aparato tecnológico e os atuais temas da arte. Este projeto foi selecionado pelo 8º Chamamento Público para Projetos Expositivos de Artes Visuais- 2011/2012 - Programa Arte para Todos.
produção e curadoria . MEMENTO 832
ravuras . LUCIANO SALLES
imagens . LEILA PENTEADO
video . GUILHERME BONINI


Bate-papo e oficina com Luciano Salles
07 e 21 de junho – das 9h30 às 11h30 ou das 14h30 às 16h30
Bate papo com o artista Luciano Salles (Pirica) sobre o projeto CEM NOMES, o grupo Memento 832 e a influência das histórias em quadrinhos no seu trabalho. Para estimular a percepção dos participantes a proposta da atividade será o 'desenho cego' como exercício de atenção ao mundo visível sem o objetivo de chegar em um produto final.
Número de vagas:20 a 25 pessoas
Publico estimado: alunos de escolas públicas ou privadas, a partir de 14 anos.
Endereço: Rua Episcopal, 1.575
Visitação: de segunda a sexta das 8h às 18h
Entrada gratuita



Quem é o artista Luciano Salles?
Conhecido como PIRICA, vive em Araraquara e desenha desde os três anos de idade. Teve a infância marcada por tombos de skate, capotagens de bicicleta e histórias em quadrinhos. Formou-se em Engenharia Civil com Especialização em Segurança do Trabalho. Durante 10 anos foi vocalista da ultra pesada banda paulista Macabra. Como letrista e compositor expressou uma visão de mundo otimista e espiritualizada, ao mesmo tempo que angustiada e sarcástica. Fez capas de disco, desenhos de tatuagens para os amigos, cartazes, filipetas, adesivos, camisetas e fanzines. Trabalhou como engenheiro e bancário. Em 2009, fundou a MEMENTO 832 ao lado das irmãs Leila e Lilian Penteado .É quadrinista e ilustrador. Escreve e ocasionalmente incomoda os vizinhos com um trompete ou dissonantes riffs de guitarra.
Quem é o curador Memento 832?
Memento 832 é um grupo de Araraquara, interior de São Paulo, formado pelo desenhista e ilustrador Luciano Salles [Pirica], pela fotógrafa e publicitária Leila Penteado e por Lilian Penteado, arquiteta e bailarina. Produzem trabalhos desde 2003, e se firmaram como Memento 832 depois da criação do fanzine, de mesmo nome, em 2009.
Há três anos, com o projeto NIMO, o grupo cria ilustrações impressas em adesivo vinil de grande formato, o que rendeu parcerias interessantes com instituições como o SESC, SESI e prefeituras, além de contratos particulares.  Luciano Salles, da Memento 832, faz ilustrações principalmente para os projetos do grupo e para o mercado editorial. Ainda esse ano, será lançado seu primeiro trabalho como desenhista de HQ, com roteiro de Alexandre Callari.
A Memento 832 propõe que seus trabalhos sejam uma combinação de linguagens e mídias, buscando sempre a interatividade do objeto de arte com o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário