quarta-feira, 11 de abril de 2012

Deficientes visuais terão sessões de cinema gratuitas em São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, via Coordenadoria de Artes e Cultura e Espaço Braille, com o apoio do Cine São Carlos, lançam nesta quinta-feira (12) às 15h o projeto Cine+Sentidos que consiste em sessões gratuitas de cinema aos portadores de deficiência visual, seus acompanhantes e demais interessados. Esta é mais uma ação de política de inclusão social e cultural do município inédita no interior de São Paulo. Projetos dessa natureza vinham sendo desenvolvidos somente em grandes capitais.

O cineclube irá exibir filmes adaptados com audiodescrição em sessões gratuitas quinzenais às quintas-feiras no Cine São Carlos sempre às 15h, sendo que nesta semana será exibida uma seleção atual de curtas-metragens de comédia com classificação indicativa de 14 anos.

Segundo Mauricio Zattoni, chefe de Divisão de Audiovisual da Coordenadoria de Artes e Cultura, antes do projeto ser colocado em atividade, foram realizadas duas sessões experimentais. “Em 2010 e 2011 tivemos experiências exitosas com apresentação de filmes com audiodescrição às pessoas com deficiência visual. Os participantes relataram muita emoção por estarem entendendo o filme e criando suas imagens de acordo com a própria imaginação e a descrição dada pelo narrador”, destacou Zattoni.

Deficientes visuais em sessão no Cine São Carlos em 2011

O “Cine + Sentidos” faz parte do Cinema Para Todos, programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal que realiza e promove vários cineclubes na cidade, dentre eles o Cine São Roque no distrito de Água Vermelha, que em 2012 comemora 5 anos de sucesso! Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Artes e Cultura pelo telefone 3373 2708 ou pelo e-mail: cultura@saocarlos.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário