quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tenda Móvel de Teatro na Cidade Aracy

A Tenda Móvel de Teatro percorre os bairros da cidade de São Carlos, tendo como objetivo o fortalecimento do movimento teatral do município e a formação de público. Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Carlos, que busca uma política pública de fomento às atividades artísticas e apoia os grupos da cidade com espaço para realização de oficinas e apresentações.
O projeto também leva às comunidades que estão à margem do consumo de bens culturais a oportunidade de compartilhar manifestações artísticas diversas, possibilitando à população frequentar espaços de convivência na sua comunidade e aos grupos locais melhores condições de desenvolvimento.
Em toda edição da Tenda Móvel de Teatro acontece também a participação de um grupo de teatro de renome, possibilitando diálogo com o movimento artístico da cidade.
Desde 2007 a Tenda Móvel de Teatro percorre bairros da cidade.
Sejam bem vindos a Tenda Móvel de Teatro!!!


Esta edição da Tenda Móvel acontece na Praça Ronald Golias, entre as ruas Lázaro Ramos e Luis Ollay no Bairro Cidade Aracy 2, de 10 a 14 de novembro.


PROGRAMAÇÃO


Dia 10/11 (quarta-feira)
19h – Exibição de filmes – Cinema para todos
20h – Espetáculo Cinderela e o pé inchado – Cia Burucutu – Araraquara
20h45 – Espetáculo Homem; do fim do Mundo para o começo – Trupe Los Nachos
21h15h – Apresentação de Danças Brasileiras – Grupo Girafulô


Dia 11/11 (quinta-feira)
14h – Oficina de Jogos Teatrais e Ciranda
19h – Exibição de filmes – Cinema para todos
20h – Espetáculo Mais uma do fogo – Grupo Teatro Descalço
20h30 – Apresentação de dança de salão e de rua – Grupo Street Boys e Cia Vice-versa


Dia 12/11 (sexta-feira)
14h – Oficina de Maculelê
19h – Exibição de filmes – Cinema para todos
20h – Espetáculo Saltimbembe Mambembancos– Grupo Circo Teatro Rosa dos Ventos – Presidente Prudente


Dia 13/11 (sábado)
14h – Oficina de Circo
19h – Exibição de filmes – Cinema para todos
20h – Espetáculo Circo Tokpotok – Cia Tokpotok
21h – Apresentação de Maculelê e Capeira – Grupo de Maculelê da Aspe


Dia 14/11 (domingo)
14h – Oficina de Circo
19h – Exibição de filmes – Cinema para todos
20h – Espetáculo Palhaçadas – Estação do Circo
21h – Apresentação de dança de rua - Grupo Performance de Rua


ENTRADA GRATUITA

(detalhes sobre os espetáculos depois do pulo)

CIA BURUCUTU
A Cia Teatral Burucutu foi fundada no ano de 2002 e desde então vem se destacando no meio teatral com montagens contemporâneas e inovadoras, tendo como objetivos: formação de público teatral e o resgate de obras literárias fundamentais.

Espetáculo “Cinderela e o pé inchado”
A história é entoada no universo musical brasileiro e é contada por dois personagens matutos: Zé e Maria. Numa miscelânea de cores e ritmos, o espetáculo elucida o dia seguinte ao baile, onde Cinderela conhece o príncipe e acorda com o pé totalmente inchado.
Ficha Técnica:
Adaptação e direção geral: Carla Tito
Composição musical: Tarcio de Almeida
Direção musical: Cristiano Pedro Antonio
Músicos: Cristiano Pedro Antônio e Raissa Delarissa
Análise de Prosódia: Priscilla Lopes d'Ell Rei
Figurino: Clarinda Tito
Atores: Carla Tito e Gustavo Aragoni


TRUPE LOS NACHOS
A Oficina de Teatro do NICC – Núcleo de Incentivo à Cultura e ao Conhecimento – intitulada Los Nachos é parte de um projeto que visa o incentivo à leitura por meios diversos – incluindo acervo amplo, contação de histórias, jogos de RPG etc. Teve início em março deste ano e, entre outros trabalhos menores, apresenta o espetáculo.

Espetáculo “Homem: do fim para um novo começo”
Um julgamento, um guerreiro, um triângulo amoroso, uma família e uma infância. Cenas autônomas – resultado de pesquisa de trechos de obras significativas para os atores – unidas por uma idéia. Você vai se emocionar com tons de comédia, drama e tragédia.


GIRAFULÔ
O Grupo de práticas e pesquisa em danças brasileiras Girafulô tem como objetivo o reconhecimento e a valorização das práticas culturais e tradicionais da cultura popular nas mais diversas propostas em danças, músicas, composição de versos e performances criativas,lúdicas e cênicas.

Apresentação “Danças Brasileiras”
Espetáculo de cultura popular que valoriza a construção e estruturação do trabalho em grupo onde a criação coletiva tem como objetivo a liberdade de criar e recriar levando em consideração a arte e a tradição e valorização da participação do público em suas brincadeiras.
Ficha Técnica:
Coordenação: Vivian Parreira


TEATRO DESCALÇO
O Teatro Descalço, da ONG Ramudá, é um grupo de teatro de rua que atua desde 2006 com esquetes e peças que versam sobre meio ambiente de maneira lúdica, procurando provocar reflexões.
Espetáculo “Mais uma do fogo”

O espetáculo, Mais uma do Fogo, foi criado pelo grupo em 2009 como forma de participação na Campanha São Carlos Contra o Fogo. Concebida como teatro-fórum, a peça tem a cada apresentação um final diferente proposto pelo público
Ficha Técnica:
Direção: Daniela Soledade
Texto: Teatro Descalço
Cenário: Teatro Descalço
Figurino: Teatro Descalço
Atores: Daniela Soledade, Sonia Pinheiro, Eduardo Rompa, César Gards, Iúri Gebara, Marcelo

GRUPO STREET BOYS e CIA VICE VERSA
O grupo Street boys formado há dezenove anos, sob coordenação do Prof. José Maria Martins Góes, o Grupo trabalha com todos os elementos do Hip Hop e já conquistou várias premiações. A Cia de Dança vice versa trabalha à sete anos com Danças populares sob a coordenação de Ana Magda Sakadauskas.

Apresentação “Chaplin Emotions e Mix de ritmos de dança de salão”
A coreografia Chaplin Emotions faz uma viagem no tempo trazendo a linguagem do Hip Hop as emoções do cotidiano com raiva, ciúme, amor sob o prima do lendário Charles Chaplin.
O mix dos mais famosos ritmos de dança de salão é uma forma contagiante de interação com a dança.
Ficha Técnica:
Direção: José Maria Martins e Ana Magda Oliveira Sakadauskas


GRUPO ROSA DOS VENTOS – Presidente Prudente
Fundado em 1999 por então alunos da UNESP, desenvolvem pesquisas relacionadas ao circo, aos artistas cômicos, a cultura popular, música autoral e ao teatro de rua. Desde a sua fundação desenvolve projetos, levando arte de rua para lugares e pessoas que raramente tem acesso aos bens culturais.

Espetáculo “Saltimbembe Mambembancos”
Espetáculo que mistura circo e teatro de rua, põe em conflito as impressionantes performances de habilidade humana, com a maneira contraventora de mostrar e entender o mundo dos palhaços
Ficha Técnica:
Texto: Grupo Rosa dos Ventos
Direção: Grupo Rosa dos Ventos
Música: Robson Toma
Elenco: Felipe Madureira, Fernando Ávila, Gabriel Mungo e Tiago Munhoz


CIA TOKPOTOK
A Cia Tokpotok , nasceu em Agosto de 2005 na cidade de Londrina – PR e desde então, a trupe de atores percorreu muitos lugares e fez a alegria da criançada. Sempre preocupados em desenvolver uma estética de Teatro para Infancia e juventude, em que o ator seja aproximado da realidade da platéia.

Espetáculo “Circo Tokpotok”
É a história de um circo que está para fechar, como última alternativa, o dono do circo contrata Pipinela e Xurumela que são duas palhaças desempregadas. Para conseguir o emprego, as duas palhaças criam diversas confusões e situações hilárias.
Ficha técnica:
Texto: Circo Tokpotok
Elenco: Janaina Galdi, Giovana Sgarbi, Junior Gussi e Aislan Fuiki
Direção e Produção: Cia Tokpotok
Produção geral: Dnize Castro


GRUPO DE MACULELÊ ASPE
Grupo composto por 12 crianças de 07 a 14 anos, criado pelo Professor Edienis para incentivo e resgate da cultura afro.

Apresentação “Maculelê e dança afro”
As crianças apresentarão uma coreografia com roupas a caráter, de acordo com a cultura afro ao som de tambores e bastões.


ESTAÇÃO DO CIRCO
Sob a direção e coordenação de Ricardo Fruque, ator e circense formado pela Escola Nacional de Circo –RJ, nasce o Grupo Estação do Circo que vem com a proposta de fundir as linguagens de circo, ginástica olímpica, teatro e dança, onde seus espetáculos podem ser realizados tanto em espaços alternativos quanto em palco italiano.

Espetáculo “Palhaçadas”
O espetáculo conta a historia do casal de palhaços Francisleudo e Lindovania da Silva, retratando o lado cômico do cotidiano do casal e é inspirado na música Cotidiano, de Chico Buarque de Holanda.
Ficha técnica:
Elenco:Palhaço Francisleudo: Ricardo Fruque e Palhaça Lindovania da Silva: Aline Musetti
Iluminação e som: Priscila Heilborn
Cenário: Lucas Ferreira
Direção:Ricardo Fruque


GRUPO PERFORMANCE DE RUA DA ACADEMIA PERFORMANCE
O grupo Performance de Rua da Academia Performance surgiu em maio de 2005, com o intuito de construir um trabalho com amor e dedicação à Dança e que passasse mensagens de vida por meio da dança de rua.

Espetáculo “Triste realidade a escolha é sua...”
O homem vive em uma sociedade que o leva ao caos. São oferecidos caminhos onde sua escolha é que vai deixar seu futuro e sua vida melhores...
Ficha Técnica:
Direção Geral e Artística: Profª. Rose Maria Gonsalves Bertho
Coordenador, coreógrafo e bailarino: Carlos Henrique Mota Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário