quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Exposição de Ilustrações de Livros Infantis de Mateus Rios

Com realização da Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos, em parceria com a Coordenadoria de Cultura da UFSCar, apresentamos a exposição de ilustrações de livros infantis de Mateus Rios, como parte da programação especial do Cine São Roque em Água Vermelha e do Cine Museu de Pedra em Santa Eudóxia, com curtas e longas metragem relacionados a obras literárias. As atividades também compõem a programação do Mês do Livro e da Leitura.

Exposição
Até dia 08 de Novembro está aberta à visitação no Armazém Cultura “Lola Pulcinelli Biason” em Água Vermelha a exposição de ilustrações de livros infantis do artista Mateus Rios. Estão expostas mais de 50 artes originais do artista, bem como os livros aos quais elas pertencem: “Pedro Noite”, de Caio Riter; “O Gato de Botas”, reconto de Sâmia Rios baseado na obra de Charles Perrault; “Inventário de Segredos”, de Socorro Acioli; e “O Barba-Azul”, de Ruth Rocha. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Workshop
Ocorrerá também um Workshop de desenho e ilustração com o artista no dia 28 de Outubro às 10h e às 15h, com inscrições no próprio Armazém Cultura, situado à Rua Bela Cintra, nº 77, no Distrito de Água Vermelha, ou pelo telefone do local, 3378-3470.

Quem é o artista?
Mateus Rios nasceu em 1981, no Rio de Janeiro. Depois de morar em diversas cidades brasileiras, fixou residência em São Paulo, onde trabalha com ilustração de livros, cinema de animação e outros projetos. Em 2006, o primeiro livro que publicou foi indicado ao Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração de Livro Infantil. Desde então, não parou mais de desenhar, fez mais alguns livros e outros trabalhos que ilustram diferentes publicações.

Serviço
Exposição de ilustrações de livros infantis de Mateus Rios
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Workshop de desenho e ilustração com Mateus Rios
Dia 28 de outubro às 10h e às 15h
Local: Armazém Cultura “Lola Pulcinelli Biason”
Rua Bela Cintra, nº 77 - Distrito de Água Vermelha
Informações e Inscrições: (16) 3378-3470

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GRAFFITI [DIGITAL] NA USP! - Alteração do local


Na quarta-feira, dia 26 de outubro, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo estará cheio de graffiti.

         GRAFFITI DIGITAL é uma ação realizada simultaneamente por graffiteiros e público em São Carlos e Belo Horizonte, que busca a construção de diferentes olhares sobre o universo do graffiti. Ampliando possibilidades dos graffiteiros com o uso de meios digitais, a ação ocorrerá no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos (IAU USP), próximo à entrada principal da USP, na Av. Trabalhador São Carlense (Marginal) na quarta-feira dia 26 de outubro às 20h.
         Todo o público está convidado para graffitar, além de acompanhar e conhecer o trabalho dos graffiteiros são-carlenses Japão, Slim, Seco, Léo e Felipe, e os graffiteiros de Belo Horizonte TOT e Ed-mum.
         A ação faz parte do Projeto de Políticas Públicas Territórios Híbridos, realizado pelo Nomads.usp, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos, é  financiado pela FAPESP, e tem parceria com a Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos e apoio da Câmara Municipal dos Vereadores.
O projeto tem o intuito de promover ações culturais combinando as instâncias concreta e virtual em lugares urbanos, aproximando diferentes olhares. Através de ações como o Graffiti Digital, o projeto busca promover o reconhecimento de diversidades, aproximando populações através da rede, e incentivando novas possibilidades de comunicação através dos meios digitais.

Alteração do local
Devido ao tempo de chuva, foi alterado o local do evento Graffiti [Digital], que seria na Praça Coronel Salles. O evento será no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos (IAU USP), próximo à entrada principal da USP, na Av. Trabalhador São Carlense (Marginal). O horário continua o mesmo, hoje, quarta-feira, dia 26 de outubro às 20h.


terça-feira, 25 de outubro de 2011

8º DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Acontece em São Carlos, neste final de Outubro, as atividadesdo Dia Internacional da Animação,sob a coordenação da Prefeitura Municipal de São Carlos.O evento conta com todas as programações paralelas previstas, como a mostra infantil nas escolas municipais, a mostra para os deficientes auditivos e a mostra para os deficientes visuais, além da Mostra Nacional e Internacional, que será realizada no dia 28, Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, às 19h30 com entrada gratuita.


Histórico

O Dia Internacional da Animação é celebrado pelo oitavo ano consecutivo no Brasil e no Mundo. A mostra simultânea de curtas-metragem nacionais e internacionais, organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), acontece em todos os estados do país em 2011.
O evento conta com as parcerias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), e com o financiamento da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Em São Carlos, as mostras têm o apoio do NPD, da TVE, do Teatro Municipal e do Cine São Carlos.


Serviço

8º Dia Internacional da Animação
Dia 28 de Outubro às 19h30
Local: Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”
Rua 7 de Setembro, nº 1.735
Informações: cultura@saocarlos.sp.gov.br ou (16) 3373-2708